sábado, 17 de maio de 2008

História Minas Gás

Pode-se dizer que a história do Gás LP no Brasil começou de forma acidental, literalmente. Seu estopim foi a trágica explosão do dirigível alemão Hindenburg, em maio de 1937. O abalo na confiança deste meio de transporte levou ao cancelamento de suas rotas comerciais, entre elas, Rio de Janeiro-Ludwigshafen (Alemanha). Assim, 6 mil cilindros do gás estocados no Brasil são postos a venda pela companhia áerea Graf Zepellin. Esse estoque acabou sendo comercializado como combustível de fogões e aquecedores domésticos em alternativa ao carvão vegetal e ao querosene utilizados tradicionalmente. Começou assim o uso do Gás LP como gás de cozinha.

Devido à sua qualidade superior - alto poder calorífico e não poluição – o consumo cresceu vertiginosamente. Em 1939 foram consumidas 30 toneladas, em 1949, apenas 10 anos depois, 100 mil. Em 1954 o governo brasileiro dá início à produção do combustível em solo nacional com a criação da primeira refinaria brasileira, em Mataripe (BA) - até então, o Gás LP era importado dos EUA. No ano seguinte, em 1955, a produção nacional se intensifica com a construção das refinarias da Petrobras.

Neste mesmo ano, em Minas Gerais, começa a história da Minasgás, com uma loja especializada na venda de fogões, botijões e assistência técnica. Dois anos depois, a loja já se transformara em uma rede com filiais em Duque de Caxias (RJ) e Brasília (DF) e ampliava sua atuação no mercado de Gás LP inaugurando seu primeiro parque engarrafador, em Contagem (MG). Nos anos 60 e 70 a expansão continuou: a empresa estabelecia filiais em Volta Redonda (RJ), São Paulo (SP), Paulínia (SP), Juiz de Fora (MG), Vitória (ES), Curitiba (PR), Maringá (PR), Canoas (RS) e Goiânia (GO).

Em 1995 a Minasgás foi convidada a associar-se à companhia holandesa SHV GAS. Desde então, a empresa - que começou com uma única loja em Minas Gerais - faz parte do maior grupo distribuidor de Gás LP do mundo. Hoje, mais de cinqüenta anos depois do começo de sua história, a Minasgás está presente nas cinco regiões brasileiras distribuindo Gás LP para mais de 4 milhões de lares. E mostrando, a cada dia, que tem gás para muitos anos de vida.

Nenhum comentário: